solar-panel-sun-flare

SISTEMAS FOTOVOLTAICOS CONECTADOS À REDE – SFVCR (on Grid)

Posted on Posted in Serviços

Este sistema é efetivamente conectado a rede elétrica;

Normalmente não possui elementos armazenadores de energia;

A energia gerada é injetada diretamente na rede elétrica, sendo utilizados pelos aparelhos da edificação, ou exportado para a rede da concessionária somando créditos.

De toda a energia que for gerada a parte que não for consumida irá para as distribuidoras e será contabilizada em créditos e retornará para o consumidor na fatura de energia do mês seguinte.

Os créditos de energia excedente tem validade por cinco anos e podem ser aproveitadas em outros endereços para abater uma ou mais contas de energia.

A radiação solar pode ser aproveitada para aquecimento ou para geração de eletricidade.

APLICAÇÕES: residências supermercados – centros – comerciais estádios – estacionamentos, etc.
521508

 

As placas ou módulos são formados por células fotovoltaicas que transformam a energia solar diretamente em energia elétrica. A energia gerada pelos módulos é de corrente contínua e tem sua senóide modificada pelo inversor podendo assim alimentar nossas casas comércios e indústrias

A durabilidade das células e do módulo está associada ao encapsulamento, pois não há desgaste das partes ativas no ambiente terrestre. A vida útil dos módulos fotovoltaicos está na faixa de 25 a 30 anos.

415031

O inversor Grid-tie, ou seja conectado a rede, é o equipamento que modula a energia gerada pelo arranjo fotovoltaico para que ela possa então alimentar cargas ou ser injetada na rede elétrica em corrente alternada (Vca).

wifi

 

 

Somente deve ser usados inversores fabricados e importados em conformidade com os Requisitos da Portaria do INMETRO nº 004/2011 e devidamente registrados no INMETRO. Para inversores com potência nominal superior a 10 KW, devem ter os seguintes certificados:

IEC 62116 (Anti-Ilhamento)

IEC 61727 ( Interfece com a rede de distribuição)

IEC 61000-3-2 (Distorção Harmonica)

IEC 61000-3-3 (Cintilação) IN<16A

IEC 61000-3-11 (Cintilação)16A<In<75A

IEC 61000-3-5 (Cintilação) In>75ª

Somente técnicos treinados devem instalar estes equipamentos.