flti9_camara-termografica-fluke-ti9_3

TERMOGRAFIA

Posted on Posted in Serviços

A termografia é a ferramenta mais segura usada para identificar pontos de aquecimento na fase inicial ou crítica que são os grandes causadores de desperdício de energia e danos a equipamentos.

A análise infravermelha é o mapeamento sem contato dos padrões térmicos da superfície de um objeto.

termografia-fw

Por isto é importante questionar:

  • Qual é o custo de uma máquina parada em sua empresa ?
  • Quanto custa um pequeno incêndio em um painel elétrico?
  • Quanto sua empresa deixa de produzir quando ocorre uma falha elétrica ou mecância nas instalações ?

7b92f2_b89afa9c7fad421498270fd4d49aa935

A analise termográfica pode significar uma redução de 20 a 50% em parada de máquinas em um sistema produtivo. A temperatura de superfície fornece informações em pontos impossíveis de se ver a olho nu, mas com o uso da câmera de inspeção termográfica por imagem infravermelha, esses pontos ficam claros como a luz do dia.

flti9_camara-termografica-fluke-ti9_3 7b92f2_d958d3975d2c84d524e6638ff5518e90

A Termografia é a ferramenta mais barata usada em preditiva, preventiva e corretiva. Pode identificar pontos de aquecimento em painéis e barramentos na fase inicial ou na fase crítica.

A inspeção é feita com os circuitos energizados e a fábrica produzindo com toda a segurança por ser realizada sem contato físico.

Aplicação em Instalações elétricas

Esta Ferramenta é sem dúvida aplicada em 80% nas áreas elétricas, inspeciona transformadores, linhas aéreas, painéis elétricos, conexões de cabos e barramentos, ou seja, por se tratar de uma técnica de inspeção sem contato, direcionando a aplicação quase que na totalidade para a área elétrica.

Nas inspeções elétricas, temos duas formas de analise, uma é através das medições das grandezas, tais como corrente elétrica, tensão elétrica, potencia ativa, reativa, fator de potencia etc.

A outra forma de inspeção é através da visualização de uma conecção, por exemplo, através da sua emissão infravermelha. Havendo um mau contato, haverá o desprendimento das moléculas do material e consequentemente haverá aquecimento, devido ao atrito das moléculas.

Aplicação na Mecânica 

A aplicação termográfica na mecânica vem crescendo a cada dia. E muito lógico que a falta de lubrificação, desalinhamento entre os eixos, montagem, rolamento entre outras forças mecânicas de trito, trará o aquecimento para a superfície do equipamento.

Utiliza-se a termografia como o primeiro passo para identificar o problema interno do equipamento. De posse do laudo apresentando o aquecimento , é possível  utilizar outras técnicas para identificar a causa do problema que esta gerando aquecimento excessivo.

Nós da Análise Elétrica RS podemos desenvolver projetos de prevenção com a termografia, entre em contato.